Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

RS Criativo

Endereço: Hub Criativa Birô (3º andar Casa de Cultura Mario Quintana)
Terça a sexta, das 9h às 18h.
Contatos: (51) 3221-0922 
Whatsapp: (51) 98449-9320
E-mail: rscriativo@sedac.rs.gov.br
Site: www.rscriativo.rs.gov.br
_________________________________________________________________________________________________

O que é o RS Criativo?

O RS Criativo é um programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). Tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa do Rio Grande do Sul. Contempla os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para a promoção e o fomento dos setores e territórios criativos, gerando, assim, emprego e renda. Além disso, é uma iniciativa intersetorial, que articula ações com as demais secretarias estaduais. 

Atua através de cinco eixos: Observatório - Pesquisa e Informação (Sistematização de Informações, Indicadores e Pesquisas), Mercado e Circulação (Ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais), Territórios Criativos (Disseminação das cadeias da Economia Criativa em todo o RS, diálogo e apoio à ações e iniciativas já existentes no território), Promoção e Investimento (Identificação de distintas e diversas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais) e Capacitação e Residência (Capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com cursos, consultorias, residências e encontros de setores. Oferece recursos e formação, voltados ao desenvolvimento de competências de gestão e inovação, visando à qualificação dos profissionais, de empreendimentos e o fortalecimento do ecossistema local de negócios na Economia Criativa.

Quais são seus objetivos?

O RS Criativo tem como finalidade principal, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Rio Grande do Sul, por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos intensivos, relacionados à Economia Criativa.

Seu objetivo geral é diversificar e qualificar a oferta de recursos e processos formativos, voltados ao desenvolvimento de competências gerenciais que contribuam para a sustentabilidade e produtividade de empreendimentos criativos no estado.

 Tem como objetivos específicos:

  • Qualificar o aprendizado para a nova economia através da implementação de processos formativos, consultorias, assessorias e mentorias voltadas ao desenvolvimento de competências gerenciais de agentes econômicos (atuantes e principiantes) nos setores criativos do Rio Grande do Sul;
  • Fortalecer o desenvolvimento regional.

De quem é a iniciativa?

Da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, coordenado pelo Departamento de Artes e Economia Criativa. O programa incorpora a economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico do Estado, de maneira transversal e com a participação da sociedade civil.

Áreas Parceiras do Projeto?

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Governança e Gestão Estratégia, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Secretaria de Educação e Secretaria de Comunicação.

Quais setores da Economia Criativa serão contemplados?

O RS Criativo tem caráter inclusivo, oferecendo atividades para todas as pessoas envolvidas em diversos setores da Economia Criativa, interessados em empreender ou se aprimorar nas áreas: artes cênicas, música, artes visuais, literatura e mercado editorial, audiovisual, animação, games, software aplicado à economia criativa, publicidade, rádio, televisão, moda, arquitetura, design, gastronomia, cultura popular, artesanato, entretenimento, eventos e turismo cultural, e demais segmentos cujo processo produtivo seja baseado na imaginação, criatividade, na habilidade e no talento dos profissionais envolvidos.

Onde acontece?

No espaço RS Criativo, localizado no 3andar da Casa de Cultura Mario Quintana (ala Leste), Rua dos Andradas, 736, Centro de Porto Alegre/RS.

O local recebe encontros e programação própria. Além disso, concentra o ciclo de residentes com empreendedores selecionados.

Atendimento:
Segunda a sexta, das 9h às 18h.
Contatos: (51) 3221-0922
Whatsapp: (51) 98449-9320
E-mail: rscriativo@sedac.rs.gov.br

Quando acontece?

O RS Criativo é um programa permanente, de fluxo contínuo para distintos setores, pois elabora diagnóstico das distintas cadeias produtivas e estudos de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da nova economia.

O que acontece?

Atividades em fluxo contínuo nos cinco eixos do programa: Observatório, Mercado e Circulação, Territórios Criativos, Promoção e Investimento e Capacitação e Residência.

Mobilização dos agentes culturais locais e criativos interessados em realizar ações voltadas para apresentação e debate sobre temas relacionados ao empreendedorismo criativo, bem como uma prospecção da cena de Economia Criativa existente no RS.

Desenvolve formação voltada aos conceitos e práticas mais atuais em Economia Criativa, futuro do mercado de trabalho e novas perspectivas no desenvolvimento de negócios, junto a uma capacitação relacionada à elaboração de modelos de negócio e acesso a banco de horas de consultoria especializada.

Recebe inscrições de empreendimentos de diversos setores criativos. Os representantes dos empreendimentos selecionados através de chamamento público, participam das ações do Hub Criativa Birô.

O espaço do HUB Criativa Birô

Na sede física do programa está localizado o HUB Criativo, com o propósito de ser um espaço para os empreendedores criativos no RS. Nada mais pertinente, portanto, do que ser acolhida por um de seus símbolos mais reconhecidos: a Casa de Cultura Mário Quintana, situada no Centro Histórico de Porto Alegre. Suas áreas de coworking, salas de reuniões e treinamentos, se abrem para atividades de formação, inspiração e networking, oferecidas pelo programa RS Criativo.

A agenda do espaço é colaborativamente construída com cursos, palestras, exposições e encontros propostos e ministrados pelos empreendedores criativos do Rio Grande do Sul.

Ambientes

Escritório colaborativo (coworking)
Sala de reunião e de atendimento;
Aquário (Mini Auditório);
Sala de treinamento Sérgio Napp 1 (A2B2), 80 lugares;
Sala de Treinamento Sérgio Napp 2 (C2), 60 lugares.

A manifestação de interesse de uso de espaços e inscrições para as capacitações é realizada por meio de sistema de inscrição online no site institucional, bem como os resultados de todas as ações desenvolvidas.

O empreendedor criativo do RS pode solicitar o uso gratuito de uma das instalações do espaço, mediante agendamento. Venha nos visitar!

 O espaço fica aberto ao público de terças às sextas-feiras, das 9h às 18h, com atividades voltadas para a formação, geração de oportunidades, redes de boas práticas e networking.

Atividades desenvolvidas

Ciclo de Residência Criativa

Seleciona através de chamamento público, empreendedores criativos e seus empreendimentos para um ciclo de processos formativos. Os selecionados se beneficiarão com uma base de trabalho coletiva, bem como uma rotina de capacitações, consultorias e ações de conexão.

Cada empreendedor tem direito ao uso da infraestrutura completa do RS Criativo, sem custo de manutenção. Desenvolvimento do empreendimento através de reuniões de avaliação e acompanhamento da equipe do RS Criativo, resultando em encaminhamento para consultorias. Vaga prioritária em treinamentos coletivos e eventos realizados no espaço, articulação com os empreendedores residentes e parceiros, networking com profissionais de diversos setores através da realização de encontros e conversas, além de autorização para menção: PROJETO/EMPREENDIMENTO integrante do Ciclo de Residência Criativa do Programa RS Criativo.

Cursos, Oficinas e Workshops

Programa de treinamento e capacitação de novos empreendedores na Economia Criativa. Parcerias com as universidades em programas de capacitação e ações descentralizadas de capacitação.

Gestão: Gestão de Espaços Culturais, Capacitação para Gestores Públicos do Setor Cultural, Capacitação para os Pontos de Cultura, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira, Aspectos Jurídicos, Comunicação e Marketing.

Captação de Recursos e Projetos: Oportunidade para o setor criativo e cultural, Oportunidade junto a investidores, Elaboração de Projetos e Prestação de Contas, Pitch e Crowdfunding. Modelagem de Criação: Business Model Canvas e Novos Modelos, Design Thinking, Modelagem de Negócio.

Especializadas: Áreas da Economia da Cultura.

Caravanas

Parte integrante do programa RS Criativo, as Caravanas percorrem as Regiões Funcionais Coredes do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucarai, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e  Rio da Várzea. As atividades ministradas são voltadas a empreendedores e aspirantes a empreendedores dos setores criativos.

Secretaria da Cultura