Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Abril Indígena 2024 no Museu de História Julio de Castilhos celebra cultura e resistência dos povos originários

Publicação:

Abril Indígena  MHJC
O MHJC está promovendo uma série de atividades para celebrar o Abril Indígena - Foto: Guilherme Brandalise - MHJC
Por Ascom| MHJC Edição: Silvia Martins | Ascom sedac

O Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente em 19 de abril, com diversas atividades ao longo do mês para diferentes públicos. Seminários, rodas de conversa e apresentações com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty fazem parte da programação. 

Todas as atividades no Museu são gratuitas, com exceção da vivência na aldeia, que possui um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. 

Ao longo de 121 anos, o Museu tem preservado e exposto mais de duas mil peças indígenas, que contam a história desde os primeiros caçadores-coletores que chegaram há pelo menos 12 mil anos, até os povos indígenas atuais do Rio Grande do Sul e de outros estados do país. 

Desde 2019, a exposição permanente "Memória e Resistência" tem sido destaque no Museu, mostrando ao público o protagonismo indígena na história e estabelecendo parcerias com indígenas e suas comunidades. Atualmente, a exposição é dividida em três módulos: o primeiro exibe peças arqueológicas das culturas mais antigas do estado, o segundo apresenta artefatos do período das Missões Guaraníticas, e a sala principal conta com a exposição fotográfica "Caminhos Indígenas nos séculos XX e XXI", o núcleo Tecnologias Indígenas e uma atmosfera especial. 

Programação

Quinta-feira, 04/04 às 18h30
Missões Guarani: Cinema e Pesquisa
Exibição de trecho do filme “Duas aldeias uma caminhada”, produzido pelos indígenas Ariel Ortega e Jorge Morinico, e seminário sobre pesquisas situadas no período missioneiro. Convidados: Eduardo Neumann, professor e pesquisador de História na UFRGS, e Laura Oeste, doutoranda em História pela UFRGS e pesquisadora do tema mulheres indígenas no período colonial

Sábado, 06/04 às 15h
Mulheres indígenas no Museu
Roda de conversa sobre as lutas das mulheres indígenas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Convidadas: Iracema Gah Té Nascimento (Kaingang, cacica da Aldeia Gah Ré em Porto Alegre) e Angélica Domingos (Kaingang, mestranda em Política Social e Serviço Social pela UFRGS)

Quarta-feira, 10/04 às 18h30
Juventude Indígena: na exposição Memória e Resistência
Mediação especial da exposição Caminhos Indígenas no Século XX e XXI, roda de conversa sobre saúde mental da juventude indígena e apresentação de música indígena contemporânea. Convidados: Lino Nunc-Nfôonro (Xokleng, mestrando em Antropologia Social pela UFRJ), Goj Tej (Kaingang, artista) e Gabrieli Sales (Kaingang, graduanda em Psicologia na UFRGS)
Quarta-feira, 17/04 às 18h30
História Indígena e Arqueologia
Seminário sobre pesquisas e perspectivas atuais da história antiga e arqueologia dos povos originários do Sul do Brasil. Convidados: Silvia Copé (Arqueóloga e professora de História da UFRGS), Antônio Soares (Arqueólogo e servidor no Museu Arqueológico do RS) e Laércio Karaí (Mbyá-Guarani e historiador)

Sábado, dia 20/04, 9h às 17h
Vivência na aldeia Guarani Yvy Poty (Barra do Ribeiro-RS)
Visita à aldeia Yvy Poty, em Barra do Ribeiro. Inclui trilha, conversa com cacique e professor, apresentação do coral de crianças e visita à escola indígena. Haverá venda de artesanato e lanche coletivo organizado pelos participantes. Atividade promovida pela Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos (AJUC). Inscrição pelo formulário on-line no link

Sábado, dia 27/04, das 10h às 16h
Atividades educativas na exposição Memória e Resistência para público infantojuvenil
Secretaria da Cultura